Escrita e produção de livros biográficos e institucionais

book-2736043_1920

Olá! Você já pensou em transformar a sua história de vida em livro?

Para falar a verdade, sim, já pensei.

E sobre contar a história de sucesso da sua empresa em uma publicação exclusiva?

Também já pensei nisso. Como faço?

É simples. Você nos conta essa história e a gente escreve. Somos uma empresa de Fortaleza, no Ceará, que oferece o serviço de escrita de biografias para aqueles que desejam ter a própria vida narrada nas páginas de um livro. A biografia ainda pode ser oferecida como presente a um familiar em uma data especial, uma homenagem póstuma ou ter finalidade publicitária, ou seja, divulgar fatos marcantes e sucessos do biografado ou da empresa.

Gostei! E como faço para ter a minha biografia ou da minha empresa?

O primeiro passo é agendar um encontro no qual vamos ter mais detalhes sobre a obra: informações sobre o biografado ou empresa, número de entrevistados, material disponível para pesquisas, acervo iconográfico (fotografias e documentos) a catalogar etc. A partir daí, teremos uma base do tempo necessário para a produção do livro e podemos elaborar um orçamento.

Esse serviço é muito caro?

Depende, pois cada projeto é personalizado de acordo com a necessidade da pessoa ou empresa. O preço varia de acordo com o tempo de produção do livro e a grandeza do trabalho.

Como se dá esse processo de produção da biografia?

O trabalho tem início após o contato inicial com o contratante, que indica histórias, referências e nomes para as entrevistas. Após as entrevistas e pesquisa histórica, é feita a redação do texto, que segue uma linha de construção baseada no jornalismo literário, estilo que une o texto jornalístico à literatura; em seguida é feita a edição e revisão do texto; depois a diagramação e design (identidade visual) do livro, unindo texto e acervo iconográfico. O processo de produção da obra envolve ainda a impressão, numa jornada que pode durar meses.

Eu achei que só gente famosa podia ter biografia.

Muita gente pensa como você. Mas pense por outro lado: todos nós temos lições e aprendizados que devem ser preservados e passados para as gerações atuais e futuras. Tem uma frase que diz que “de alguma forma, cada um é herói da sua jornada e cada herói merece ter a sua história contada”.

Minha vida não tem nada de interessante.

Será? Eu costumo falar a quem nos procura: suas memórias podem ser um tesouro valioso para outras pessoas, registre-as em um livro!

Qual a importância da preservação das nossas próprias histórias de vida?

Vou te dar alguns motivos para registrar a sua história em livro: você vai se sentir mais sábio. A sua história pessoal faz você entender mais sobre si mesmo, a partir do conhecimento sobre seus antepassados, o ambiente em que cresceu e como foi educado; a história mais precisa e convincente é contada por quem a viveu. A narrativa em primeira pessoa não se baseia em boatos, ela é baseada nas memórias de uma vida, testemunha da história; você é importante! A experiência cotidiana das pessoas comuns é importante. Suas experiências têm um poder único para se conectar através do tempo, para inspirar, ensinar, proteger e excitar. Sua voz irá despertar os sentimentos de outra pessoa. Sua voz irá ressoar neles e eles vão se sentir em conexão com você, de uma forma que não podemos explicar plenamente. E é essa ressonância e conexão que vai moldar como eles irão ver e experimentar o seu mundo. Escreva o seu livro de memórias. Escreva sua autobiografia. Escreva sua história familiar. Você é importante e tem “algo” a transmitir, de interesse, para seus filhos, à sociedade, para as gerações futuras desconhecidas.

O que quer dizer BPM?

O nome da empresa vem da junção das iniciais das palavras Biografias, Perfis e Memórias. E ao mesmo tempo se refere aos Batimentos Por Minuto do coração, ou seja, se refere ao pulsar da vida.

Quais outros serviços a BPM oferece?

Além das biografias e livros institucionais, quem chega à BPM a fim de registrar suas memórias, vai encontrar diferentes formatos de publicação, que vão desde o conto biográfico, que narra um episódio marcante da vida da pessoa, como casamento, gravidez, formatura, até a fotobiografia, trazendo fotos e textos curtos. Há a opção ainda dos perfis humanizados, textos que trazem um “recorte” da vida atual da pessoa. Para quem deseja escrever o próprio livro, a empresa ajuda na edição e revisão do conteúdo. A BPM ainda desenvolve soluções personalizadas em projetos editoriais, do planejamento à execução e da impressão ao lançamento. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de cada projeto.

Vou pensar com calma sobre o assunto.

Tudo bem. Agora sou eu que lhe faço uma pergunta: por que não compartilhar experiências ou homenagear a quem amamos com relatos numa publicação exclusiva? Sem dúvida, é um presente que vai ficar para sempre. No caso das empresas, a preservação de sua memória é importante para que tenham suas trajetórias conhecidas e valorizadas pelas gerações atuais e vindouras, e para que seja reconhecido o valor intangível de seu patrimônio histórico e cultural. Possibilita ainda à empresa não perder os referenciais ligados às suas identidades, reforçando a marca e seus valores tanto para clientes quanto para seus colaboradores. Além disso, um livro criado nesse contexto representa um conhecimento único e um diferencial de vendas em frente à concorrência. Pense nisso. 

Informações e orçamentos:

contato@edicoesbpm.com.br ou pelo cel e WhatsApp: (85) 99610.9329