Empresa no Ceará oferece serviço de escrita de biografias

1411140487wpdm_open_book_hires

 

Jornalista Emmanuel Montenegro criou empresa para escrever sobre a trajetória de vida de pessoas e de empreendimentos

Você já pensou em transformar a sua história de vida em um livro? E o que acha de contar a trajetória de sucesso de sua empresa em uma publicação exclusiva? Uma empresa recém-criada em Fortaleza, no Ceará, oferece o serviço de biografias por encomenda para aqueles que desejam ter a própria vida narrada nas páginas de uma obra. A biografia ainda pode ser oferecida como presente a um familiar em uma data especial, uma homenagem póstuma ou ter finalidade publicitária, ou seja, divulgar fatos marcantes e sucessos do biografado ou da empresa. Essa é a proposta da Edições BPM (Biografias, Perfis, Memórias), companhia dedicada ao registro da vida de pessoas comuns e de trajetórias de empresas.

O trabalho tem início após o contato inicial com o contratante, que indica histórias, referências e nomes para as entrevistas. Reunidas as informações, é feita a redação do texto, que segue uma linha de construção baseada no jornalismo literário, estilo que une o texto jornalístico à literatura; em seguida é feita a revisão e diagramação junto com as imagens. O processo de produção do livro envolve ainda pesquisa histórica, design e a impressão, numa jornada que pode durar meses. “Cada projeto é personalizado de acordo com a necessidade da pessoa ou empresa, o tempo que leva para fazer e o preço variam de acordo com a grandeza do trabalho”, explica o fundador da empresa, Emmanuel Montenegro, que é graduado em jornalismo.

A obra “Raimundo Vieira – Uma vida dedicada à família e ao trabalho” foi entregue aos convidados da festa de aniversário de 95 anos do biografado.

A obra “Raimundo Vieira – Uma vida dedicada à família e ao trabalho” foi entregue aos convidados da festa de aniversário de 95 anos do biografado.

No último dia 20 de maio a obra “Raimundo Vieira – Uma vida dedicada à família e ao trabalho” foi entregue aos convidados da festa de aniversário de 95 anos do médico varzealegrense Raimundo Vieira, residente em Iguatu. “Foram nove meses desde a contratação até a finalização da escrita do livro, um presente do neto Eduardo oferecido ao avô pela data de seu aniversário”, conta Montenegro.

Jornalista lançou livro que traz histórias de vida de sua terra natal
Em 2014, Emmanuel lançou seu primeiro livro, Tramas de Calçada, que traz histórias de vida de sua terra natal, Iguatu, no interior do Estado. “O livro-reportagem traz a história da cidade onde nasci contada com a ajuda da população nas calçadas, além das trajetórias de vida de um grupo de amigas que costumavam se reunir às noites na calçada da casa de uma delas, formando um círculo de amizade que perdura até os dias de hoje.”

Livro biográfico narra a trajetória do empresário Sebastião Dias de Oliveira.

Livro biográfico narra a trajetória do empresário Sebastião Dias de Oliveira.

Em 2015, também em Iguatu, foi a vez de lançar “Seu Teté: 90 anos”, que narra a trajetória de Sebastião Dias de Oliveira, desde seu nascimento no sítio Mirasul, no interior do Ceará, à projeção que alcançou como maior produtor de algodão do Estado. O livro foi encomendado pelos filhos para ser entregue aos convidados da festa de aniversário do patriarca.

Apaixonado pelo passado e por histórias de vida, o jornalista acredita que, cada vez mais, as pessoas se atentam para o valor das obras de não ficção, especialmente as biografias. “É uma forma de preservar histórias e memórias, que tem como função primordial fortalecer os laços afetivos e familiares. No caso das empresas, observando a própria trajetória em um contexto histórico, podem compreender e antecipar mudanças, facilitando a tomada de estratégias e respondendo mais rapidamente a eventos futuros”, afirma.

Além das biografias e livros institucionais, quem chega à BPM a fim de registrar suas memórias, vai encontrar diferentes formatos de publicação, que vão desde o conto biográfico, que narra um episódio marcante da vida da pessoa, como casamento, gravidez, formatura, até a fotobiografia, trazendo fotos e textos curtos. Há a opção ainda dos perfis humanizados, textos que trazem um “recorte” da vida atual da pessoa. “Por que não compartilhar experiências ou homenagear a quem amamos com relatos numa publicação exclusiva?”, indaga Montenegro. Para quem deseja escrever o próprio livro, a empresa ajuda na revisão e edição do conteúdo, bem como no lançamento e na distribuição.

Dentro desse âmbito de resgate da história, o jornalista mantém na rede social Instagram, desde novembro de 2014, o projeto de memória Ruas Biográficas, que traz uma biografia resumida das pessoas que denominam as ruas e avenidas da capital cearense.

Mercado
A moda das biografias de anônimos teve início nos Estados Unidos, onde, desde 1995, existe uma associação que já reúne mais de 650 “historiadores pessoais”, como é conhecida a função de quem escreve memórias de vida. Segundo a Association of Personal Historians (Associação de Historiadores Pessoais), há nos EUA cerca de 310 empresas que prestam este tipo de serviço. Em São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, empresas já investem nas biografias por encomenda, que fazem parte de um nicho de mercado que vem crescendo exponencialmente no Brasil.

emmanuel-montenegro-mostra-seu-livro-na-sessao-autores-cearenses-na-livrariaJornalista
Emmanuel Montenegro é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Tem experiência com jornalismo televisivo (TV Diário), online (O POVO Online), assessoria de imprensa (Prefeitura Municipal de Fortaleza). Atua ainda como redator publicitário. É autor do projeto de memória Ruas Biográficas, no ar no Instagram.

 

 

 

 

Serviço:
Edições BPM – escritas da vida
www.edicoesbpm.com.br
contato@edicoesbpm.com.br
Cel e WhatsApp (85) 99610.9329
Facebook/edicoesbpm
Instagram: @escritasdavida
Twitter: @edicoesbpm